Home
Button Mobile Webdesign em Foco
Newsletter Webdesign em Foco
Support Webdesign em Foco
Contribuition Webdesign em Foco
Doe para a Webdesign em Foco
Suporte da Webdesign em Foco
Fechar

Como melhorar o SEO para aplicativos

03/09/2019

A atualização do Google para dispositivos  móveis afetou a pesquisa para celular de várias maneiras. Uma é que não apenas sites, mas aplicativos aparecem nos resultados da SERP com um botão de instalação. Isso abre a porta para mais instalações de aplicativos fora das listagens da loja de aplicativos.

Como existem várias maneiras de como seu aplicativo pode aparecer na pesquisa para dispositivos móveis (local de anúncio pago, pacotes de aplicativos, recomendações, snippets de curta duração orgânicos), existem várias maneiras de influenciar essa classificação. Mas primeiro, vamos primeiro analisar por que você deve investir seu tempo em otimização de pesquisa para aplicativos para dispositivos móveis, principalmente se você trabalha desenvolvendo apps.

Por que o SEO para aplicativos é vital para sua estratégia de marketing de aplicativos

Com o Google confirmando que mais pesquisas ocorrem agora em dispositivos móveis do que em desktops e com muitas formas de exibição dos seus aplicativos nos resultados de pesquisa, está se tornando cada vez mais importante estar visível em pesquisas para dispositivos móveis.

Dito isso, ter seu aplicativo encontrado nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis não é relevante apenas para adquirir novos usuários, mas para redirecionar os existentes. Pode acontecer que os seus usuários procurem algo que esteja a oferecer nas suas aplicações. Ao fazer SEO para aplicativos, você pode fazer com que eles voltem ao seu aplicativo apenas clicando em um resultado de pesquisa.

Os métodos de descoberta de aplicativos mais comuns

Para instalar um aplicativo, as pessoas acessam lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store ou a Apple App Store. Mas muitos aplicativos são descobertos fora dessas plataformas de distribuição. Para entender os impulsionadores da descoberta e do envolvimento de aplicativos, o Google fez uma parceria com o Ipsos MediaCT para pesquisar sobre a aquisição de aplicativos do consumidor e os comportamentos de uso.

O estudo mostrou que 40% dos aplicativos são descobertos por meio da pesquisa na loja de aplicativos .

Mas de onde vem o resto? Inclui vários canais, como amigos, familiares e colegas, mecanismos de pesquisa, site da empresa e anúncios de televisão. Dos quais 27% descobrem e instalam aplicativos a partir dos resultados dos mecanismos de busca .

Isso conclui que, se você nunca pensou em SEO para seu aplicativo ou se ele não está visível na pesquisa do Google (móvel), você está perdendo 27% do tráfego em potencial.

Além dos resultados de pesquisa orgânica, os anúncios da Rede de Pesquisa são eficazes para impulsionar os downloads de aplicativos também. De todos os tipos de anúncios usados â??â??para promoção e instalação de aplicativos, 50% dos downloads são influenciados por anúncios da Rede de Pesquisa e os outros 50% por meio de todos os tipos diferentes de anúncios combinados.

Como a pesquisa é um importante canal de instalação de aplicativos , todo profissional de marketing de aplicativos precisa investir em SEO.

Fatores de classificação de SEO para aplicativos

Está bem claro que o SEO para aplicativos móveis é tão importante quanto qualquer outra otimização, vamos descobrir o que influencia a classificação do seu aplicativo nos resultados da pesquisa. Resumindo, é majoritariamente influenciada por quase os mesmos fatores de SEO para sites: Backlinks, Palavras-chave e avaliações.

Palavras-chave: Como qualquer outra estratégia de SEO, os aplicativos para dispositivos móveis também precisam das palavras-chave corretas para ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Encontre as palavras-chave corretas usando o Google Keyword Planner ou alguma ferramenta ASO de terceiros (por exemplo, o App Radar) e posicione-as estrategicamente no título e na descrição do seu aplicativo. Além disso, ele pode ajudar também quando o pacote do seu aplicativo tiver o nome da marca e as palavras-chave relevantes, pois fará parte do URL da lista de lojas de aplicativos.

Classificações e resenhas: elas não afetam apenas sua classificação nos resultados de pesquisa da loja de aplicativos para dispositivos móveis (Otimização da App Store), mas também são um fator significativo no SEO. O fator de classificação do Google é altamente dependente do que os usuários pensam sobre seu aplicativo, por isso, ter boas avaliações e resenhas é de extrema importância.

Backlinks de qualidade: Nenhuma estratégia de SEO é completa sem backlinks. Comece adicionando um link para sua página de download a partir do seu website e tente obter mídias diferentes falando sobre seu aplicativo. A força do domínio é a chave aqui, e quanto mais backlinks de qualidade você tiver, melhor o Google classificará seu aplicativo nos resultados de pesquisa.

Dica: adicione um link para a página de download da sua loja de aplicativos no cabeçalho da versão para celular do seu website ou crie uma página de destino dedicada para promover seus aplicativos para dispositivos móveis.

Como os usuários encontram aplicativos na pesquisa para celular

Os métodos mencionados acima são bastante genéricos para classificar seu aplicativo nos mecanismos de pesquisa. Há outras etapas essenciais que você precisa verificar para garantir que seu aplicativo esteja com uma classificação alta.

Pesquisa genérica: pacotes de aplicativos

A maneira mais comum de exibir seu aplicativo nas pesquisas na Web é por meio dos Pacotes de aplicativos. De acordo com o Searchmetrics , até uma em cada dez pesquisas em dispositivos móveis tem um resultado de pacote de aplicativos.

Um Pacote de Aplicativos é um grupo de aplicativos sugeridos que aparecem nos resultados da pesquisa quando você envia uma consulta específica do aplicativo. Por exemplo, se você pesquisar por "aplicativo rastreador de nutrição", receberá um resultado de pacote de aplicativos que consistirá em vários aplicativos de dieta sugeridos.

Cada cartão de aplicativo contém um nome de aplicativo, ícone, classificação e algumas informações de preço. Os resultados são específicos do dispositivo, ou seja, para pessoas que pesquisam em dispositivos Android, os resultados serão da Google Play Store, enquanto para pessoas que pesquisam em dispositivos iOS, os resultados serão da Apple App Store.

Dependendo do que um usuário estava pesquisando, um Pacote de Aplicativos pode conter de 30 a 100 aplicativos. Por padrão, no entanto, apenas três a seis aplicativos são exibidos. Para ver mais, o usuário precisa clicar em "Mais aplicativos".

Pesquisa de marca orgânica: resultados únicos

Quando alguém pesquisa seu aplicativo em uma pesquisa de marca específica ou frase de pesquisa de cauda longa, uma visualização da sua listagem de loja de aplicativos pode ser exibida.

Esse tipo de SERP mostra as informações do aplicativo em um único snippet direto do Google Play. Isso inclui o nome do aplicativo, o ícone, as informações de classificação, a primeira linha da descrição do aplicativo e um botão de instalação. Ao clicar no botão de instalação, o usuário é redirecionado para o Google Play para instalar o aplicativo.

Pesquisando conteúdo específico do aplicativo: indexação de aplicativos

O Google não apenas classifica aplicativos inteiros, mas permite rastrear e classificar telas internas de aplicativos, graças à Indexação de aplicativos. Mais detalhadamente, isso significa que, se os usuários tiverem seu aplicativo instalado, eles poderão encontrar conteúdo de aplicativo específico na Pesquisa do Google . Ao clicar nos resultados, os usuários podem abrir o conteúdo específico diretamente no aplicativo. Isso ajuda você a envolver os clientes existentes para usar seu aplicativo.

Exceto para engajar novos usuários, a indexação de aplicativos é útil para adquirir novos usuários . Se novos usuários (alguém que ainda não tem seu aplicativo instalado) enviarem consultas de pesquisa relevantes para seu aplicativo, isso acionará um cartão de instalação para seu aplicativo nos resultados da pesquisa.

A indexação de aplicativos ajuda você a garantir que o Google indexou seu aplicativo e ficará visível nas pesquisas. Mais do que isso, o Google confirmou que a indexação de aplicativos começará a contar como um sinal de classificação para os usuários do Android.

Para configurar o App Indexing para seu aplicativo, você precisa integrar a App Indexing API Como aumentar a visibilidade na pesquisa na App Store

Depois de discutir todas as formas de aumentar a classificação do seu aplicativo nos resultados da pesquisa na Web, não se deve esquecer que o canal número 1 de descoberta de aplicativos ainda é a pesquisa na loja de aplicativos . Portanto, você não deve esquecer a Otimização da App Store.

O que é otimização de loja de aplicativos e como isso difere de SEO para aplicativos?

Caso você não tenha certeza, sobre o que é o App Store Optimization (ASO), vamos resumi-lo rapidamente:

A App Store Optimization é um processo interativo para melhorar a visibilidade do seu aplicativo em lojas de aplicativos para dispositivos móveis . Semelhante como em SEO, ASO é sobre o aumento de um ranking em rankings de busca relevantes. A diferença mais crucial entre SEO e ASO, no entanto, é que a ASO acontece principalmente em lojas de aplicativos móveis (como o Google Play Store ou a Apple App Store), enquanto o SEO se concentra em pesquisas na web.

Como otimizar seu aplicativo para a Pesquisa na App Store?

Agora, há muitos aspectos do ASO, mas alguns básicos que devem estar no radar de cada comerciante de aplicativos são palavras-chave, o título do aplicativo, avaliações e comentários e o número de downloads.

Isso significa que, para aparecer nos resultados de pesquisa da loja de aplicativos, seu aplicativo precisa ser considerado relevante para a frase de pesquisa do usuário. Você pode influenciar como o algoritmo de armazenamento de aplicativos indexa seu aplicativo colocando estrategicamente palavras-chave no título do aplicativo, subtítulo, campo de palavra-chave, descrição e descrição curtas.

Existem várias ferramentas para rastrear sua classificação nas pesquisas da loja de aplicativos. Se, no entanto, você quiser avaliar o desempenho da pesquisa do seu aplicativo e executar uma ação (editar informações do aplicativo) diretamente na mesma ferramenta, tente o App Radar . É uma ferramenta ASO projetada para facilitar a otimização da App Store e consumir menos tempo para você.

Além disso, para ter uma classificação alta na pesquisa, seu aplicativo precisa mostrar uma quantidade adequada de downloads de aplicativos, várias avaliações de usuários e uma boa classificação média de aplicativos. Certas métricas de desempenho e uso de aplicativos (por exemplo, falhas, retenção e envolvimento do usuário) permitem que as lojas de aplicativos indiquem a qualidade do seu aplicativo. Deve ser de interesse de todos os desenvolvedores trabalhar em seus aplicativos continuamente. Ao fazer isso, é mais provável que obtenha uma ótima classificação nos resultados de pesquisa e nos principais gráficos, o que, por sua vez, trará mais clientes fiéis e receita estável.

Pensamentos finais

Resumindo, a pesquisa - realizada em lojas de aplicativos da Web ou móveis, como a App Store ou o Google Play - é um ótimo direcionador de downloads de aplicativos orgânicos. Se você dominar a otimização de pesquisa em termos de SEO e ASO, estará no caminho certo para administrar um negócio de aplicativos de sucesso. Ao otimizar as informações do aplicativo para que elas fiquem bem posicionadas na pesquisa orgânica, você pode garantir um alto ROI, e não ficará refém de mídia paga para conseguir novos usuários.

Espero que este artigo tenha respondido à maioria das suas dúvidas de SEO para aplicativos.

 

Autor: Caio Nogueira 
Website: https://upsites.digital/

Receba as aulas da Webdesign em Foco em Seu Email
Suporte Webdesign em Foco

Posts Relacionados

10 Dicas Rápidas de SEO - #10 Google Analytics, Robots e Conteúdo
Na aula de hoje finalizaremos nossas 10 dicas rápidas de SEO apresentando as ferramentas Google Analytics e Robots.txt, além do conteúdo.
Saiba mais!
8 etapas para fazer a nutrição de leads
Um dos estágios mais importantes para o Marketing Digital e de Conteúdo é a nutrição de leads. � aqui que as empresas se tornam mais eficientes.
Saiba mais!
SEO
O Search Engine Optimization(SEO) consiste em técnicas de desenvolvimento para preparar seu site para alcançar bons resultados nos mecanismos de busca.
Saiba mais!