Home
Button Mobile Webdesign em Foco
Newsletter Webdesign em Foco
Support Webdesign em Foco
Contribuition Webdesign em Foco
Doe para a Webdesign em Foco
Suporte da Webdesign em Foco
Fechar

8 etapas para fazer a nutrição de leads

25/01/2020

Um dos estágios mais importantes para o Marketing Digital e de Conteúdo é a nutrição de leads. ? aqui que as empresas se tornam mais eficientes e conquistam os melhores resultados possíveis.

Quando se investe tempo para fazer a nutrir os leads, os contatos se tornam mais qualificados e prontos para comprar. O time de vendas, por consequência, tem menos trabalho para vender e fecha mais negócios, diminuindo o número de leads desperdiçados.

Por isso, é um processo que aumenta bastante o lucro exponencial das ações de marketing de uma empresa. No entanto, é necessário saber como fazê-lo para ter bons resultados.

E aí, que aprender como fazer a nutrição de leads? Então siga a leitura do artigo até o fim!

1. Monte uma lista de leads que serão nutridos

O primeiro passo, claro, é montar uma lista de leads que passarão pela sua estratégia de nutrição. O ideal é pegar todos os contatos que já passaram pela sua estratégia de marketing mas nunca compraram com você.

Afinal, para nutrir um lead é necessário que ele nunca tenha comprado nenhum dos seus produtos. De outra forma, ele não é mais um lead e sim um ex-cliente.

Comece captando os contatos investindo em pontos de conversão no seu funil de vendas, incluindo conversões por ebook e outras ofertas de valor para os clientes.

2. Monte um planejamento de nutrição de leads

O segundo ponto é analisar os seus produtos ou serviços e as principais objeções levantadas contra eles pelos consumidores. Para isso, será necessário um pouco de pesquisa com os vendedores e de mercado.

Por exemplo, suponha que você trabalha com uma empresa que vende colchões. Existem dois principais problemas com seus leads de acordo com as pesquisas: a) as pessoas são jovens demais e não sabem como comprar colchões e b) são pessoas que acham seus produtos caros.

Portanto, será necessário montar um planejamento de nutrição de leads diferente para cada público. Para o a), você ensinará como escolher colchão, o que verificar e outras informações do tipo. Para o b), tratará de valorizar o seu produto para que ele aceite pagar o preço pedido.

3. Obtenha uma plataforma de automação

Para fazer uma boa nutrição de leads, é necessário ter uma plataforma de automação de marketing. Isso porque o sistema robotizado é essencial para executar um e-mail marketing efetivo, capaz de atuar na hora certa, a qualquer momento e sem descanso.

4. Estabeleça gatilhos para a nutrição de leads

Com o planejamento feito, é hora de estabelecer gatilhos para a nutrição de leads na sua estratégia. Voltemos para o pessoal dos colchões. Imagine que você montou o seguinte caminho para a sua persona:

1. Entra no artigo ??Por que comprar colchão é tão caro??;
2. Baixa o ebook ??Como economizar comprando colchão?;
3. Lê no ebook que economizar comprando colchão traz riscos e vale a pena pagar mais caro por um colchão de confortável;
4. Enviar e-mail com case sobre pessoa que machucou as costas com colchão ruim;
5. Mandar e-mail com case sobre pessoa que curou as costas com seu colchão.

Perceba que cada passo do planejamento exige uma ação da outra parte. Essas ações ativam gatilhos, que comandam o envio dos textos para a próxima fase.

Planejamento de Marketing

5. Crie os conteúdos adequados para a nutrição de leads

Depois que tiver o planejamento feito, é hora de investir na produção de conteúdo para nutrir seus leads. Não esqueça que é importante variar nas mídias, então faça textos, podcasts, vídeos e mais.

6. Conecte os gatilhos e os conteúdos

Com os conteúdos prontos, abra a sua plataforma de automação de marketing e conecte os gatilhos com os conteúdos.

Ou seja: monte o sistema informando ao robô que quando a pessoa fizer ação X, é para enviar o material Y e por aí vai.

7. Qualifique os seus leads em um sistema de classificação

? claro que só enviar os conteúdos não é o suficiente para garantir um lead bem nutrido. ? importante acompanhar o comportamento daquele contato para garantir que ele está recebendo o material, está consumindo o conteúdo e tem engajado mais com sua empresa.

Por isso, monte um sistema de qualificação de lead com base no quão pronto para ir para a equipe de vendas e classifique cada contato em suas listas.

8. Analise e otimize os resultados obtidos

O processo de nutrição de leads não é algo que começa hoje e termina amanhã. ? um procedimento longo, difícil e duradouro. ? necessário sempre investir no preparo e maturação dos leads para que eles estejam prontos para fechar negócio.

Por isso, acompanhe métricas, faça Testes A/B e invista para obter os melhores resultados em cada ação do seu fluxo nutricional de leads.

Seguindo essas 8 etapas, o processo de nutrição de leads se tornará algo comum na sua empresa e parte do dia a dia da companhia. Isso trará resultados positivos para você.


Janciéli Dalla Costa
Analista de Conteúdo
Receba as aulas da Webdesign em Foco em Seu Email
Suporte Webdesign em Foco

Posts Relacionados

Como melhorar o SEO para aplicativos
Nesse tutorial daremos algumas dicas de como melhorar a visibilidade nas pesquisas mobile para aplicativos.
Saiba mais!
SEO
O Search Engine Optimization(SEO) consiste em técnicas de desenvolvimento para preparar seu site para alcançar bons resultados nos mecanismos de busca.
Saiba mais!