Ã? o fim do JQuery?
05-05-2018Na vÃdeo-aula de hoje vamos debater um tema muito polêmico. O JQuery está acabando? Seria o fim de uma era? Acompanhe nossa análise.
O JQuery acabou?
A resposta em 2018 é: ainda não, mas está perdendo espaço. Conforme gráficos abaixo, cedidos pelo site: Medium.com pela primeira vez em uma década o JQuery deixou de ser a biblioteca javascript mais utilizada, sendo superada pelo React.js do Facebook.
Conforme se observa no gráfico acima, o JQuery já não é mais a biblioteca js mais popular do mundo.
Ainda assim, o JQuery está muito enraizado em diversos sistemas da web e isso vai demorar pra mudar. Um exemplo claro disso é o WordPress, o CMS mais famoso e popular do mundo. O WP utiliza largamente na core do seu sistema e nos seus plugins o JQuery e JQuery UI, o que mostra a força do JQuery.
Outro fato que também não sabemos ainda, é se o JQuery pode lançar uma versão futura com novas funcionalidades como virtual dom e webcomponentes.
Por que o JQuery vem perdendo espaço?
O Jquery vem perdendo espaço em grande parte devido a performance. As novas tecnologias trazem diversos elementos que melhoram e otimizam a velocidade dos websites e webapps, como o virtual DOM e os webcomponentes.
Além disso, as novas bibliotecas como o React, já atuam no server-side, o que confere a eles uma infinita gama de possibilidades que o JQuery não oferece.
Devo parar de usar o JQuery?
Hoje (esse artigo é de 2018), a resposta é não. Mas o conselho que fica é: utilize o JQuery, mas já vá se adaptando a uma das novas tecnologias citadas: React, Vue, Angular ou Vanilla JS (Javascript puro).
Mantenha-se sempre atualizado!